Onde estamos

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 680 - 1º andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP

Entre em contato

Fonte: Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados.

O crescimento das atividades que migraram para o ambiente digital, por causa da pandemia da Covid-19, exige atenção ainda maior com o risco à privacidade.

Um relatório da IBM Security sobre pesquisa conduzida pela Morning Consult mostrou que a confiança do consumidor depositada nos serviços digitais pode levar muitas vezes ao crescimento de ameaças aos sistemas, como ataques de ransomware. Isso porque o aumento da confiança no digital foi diretamente proporcional às atitudes relaxadas – ou menos cuidadosas – em relação à segurança de sistemas e à proteção da privacidade (dos dados).

Há inclusive uma situação de fadiga de senhas, o que provoca sua repetição em diferentes apps, sem que exista o devido cuidado com a segurança das informações. Em porcentagem, 82% dos entrevistados globais confessaram que estão reutilizando as credenciais de outros aplicativos para contas criadas na pandemia.

Para as empresas, as recomendações para segurança dos sistemas são as seguintes: (i) abordagem de segurança de confiança zero; (ii) modernização dos recursos de CIAM; (iii) forte controle de segurança de dados para detectar atividades suspeitas; e (iv) segurança à prova, com realização de testes de vulnerabilidade dos sistemas.

Confira aqui nosso report na íntegra.

Share: