Onde estamos

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 680 - 1º andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP

Entre em contato

Fonte: Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados

CIBERSEGURANÇA E PROTEÇÃO DE DADOS | “A convergência de esforços para a execução de programa robusto de governança de dados revela o compromisso dos controladores com o atendimento às legislações, além de ser fator fundamental na mitigação dos riscos de danos reputacionais e patrimoniais em razão, por exemplo, de incidentes cibernéticos”.

O trecho destacado faz parte do artigo “Relação entre cibersegurança e proteção de dados”, de autoria de Henrique Fabretti, sócio do Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados, e da gestora de Segurança da Informação do escritório, Adriana Cansian, publicado no Valor Econômico. De acordo com os advogados, criação e execução de um bom programa de governança “estão intimamente relacionadas a aspectos de segurança cibernética ou segurança da informação”.

Ainda segundo os autores, para garantir a segurança dos dados armazenados, as empresas devem incluir entre as atividades a realização de políticas de testes de intrusão, caso contrário, “as políticas de privacidade e segurança dessas companhias, bem como seus termos de uso, correm risco de não serem considerados documentos fidedignos”.

Por fim, Fabretti e Cansian tratam da interdisciplinaridade necessária para profissionais do direito e da tecnologia, que devem trabalhar “no compartilhamento de conhecimentos, bem como no trabalho conjunto, de forma a se tornarem multifacetados”.

Leia aqui o artigo na íntegra.

Share: