Onde estamos

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 680 - 1º andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP

Entre em contato

Fonte: Bloomberg, Valor Econômico e Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados

Uma operadora de oleoduto dos Estados Unidos pagou cerca de 5 milhões de dólares a hackers do Leste Europeu para restaurar sua rede de computadores desativada pelos criminosos. O pagamento do resgate foi realizado em criptomoedas não rastreáveis, como forma de normalizar o acesso da empresa à sua rede, possibilitando assim que a gasolina e o combustível de aviação voltassem a fluir para as cidades da costa leste dos EUA. As informações foram veiculadas pela Bloomberg e reproduzidas pelo Valor Econômico.

O ransomware está em alta. Somente no ano passado, o valor pago por alvos desse tipo de ataque aumentou 311%, atingindo 350 milhões de dólares. O ransomware é um software malicioso que bloqueia arquivos da vítima e/ou inviabiliza o acesso aos seus sistemas. Para desbloquear, os criminosos exigem o pagamento de resgate – geralmente em criptomoedas.

O Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados lançou recentemente uma cartilha para demonstrar em 15 passos como identificar e reagir a incidentes de segurança. O ransomware é somente um dos ataques causadores de incidente. Não são raros os sistemas das empresas permanecerem invadidos e sob ameaça durante alguns meses, antes de constatada efetivamente sua violação.

Acesse a cartilha aqui.

Share: