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Fonte: Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados

MARKETING JURÍDICO | O Café da Manhã Digital, evento realizado pelo escritório Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados, contou com a presença do presidente da OAB/SP, Caio Augusto Silva dos Santos, que abordou os detalhes do novo Provimento nº 205/2021 da Ordem dos Advogados do Brasil, que permite a realização do marketing jurídico, desde que exercido em respeito aos preceitos éticos e respeitados o Estatuto da Advocacia, o Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina.

De acordo com ele, as adaptações tecnológicas necessárias à sociedade atual impactaram no exercício da advocacia. “Hoje temos novas realidades de comunicação com a advocacia, por meio das mídias sociais, que nos permitem fazer uma comunicação mais rápida, de forma menos onerosa e envolvendo maior número de pessoas”, afirmou.

Ainda segundo o presidente da OAB/SP, o Provimento em questão passou por ampla discussão desde 2019, sendo importante ressaltar que, “quando falamos de publicização, temos foco na busca legítima, ou seja, um chamariz legítimo para que os potenciais clientes, pessoas físicas ou jurídicas, possam demonstrar interesse em procurar o advogado. Por isso, o Provimento surge como um ponto mediano entre os extremos ligados à publicidade e à propaganda”.

Outro aspecto importante destacado por Caio Santos diz respeito à proibição de captação de clientes. “Não podemos utilizar a publicidade e a propaganda como mecanismo de captação de clientela. O Provimento nº 205/2021 cunhou a expressão marketing jurídico. O mundo virtual nos abre um grande horizonte e por isso o marketing jurídico surge como o exercício da atividade ligado à sobriedade e à seriedade”, concluiu.

O Café da Manhã Digital contou também com as presenças de Carlos Kauffmann, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP, e da Secretária-Geral Adjunta da OAB/SP, Margarete Lopes, além do chairman e sócio-fundador do escritório, Renato Opice Blum, e dos sócios e advogados.

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