Onde estamos

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 680 - 1º andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP

Entre em contato

Fonte: The New York Times e Valor Econômico

A Apple divulgou nesta semana uma série de mudanças no novo sistema operacional, o iOS 15, para proteger a privacidade dos usuários de iPhone, iPad, Mac e Watch. De acordo com a empresa, as alterações incluem um relatório de privacidade de aplicativos que informa quais dados os aplicativos coletam das pessoas.

Apesar de não ser uma novidade no mundo dos smartphones, já que o Google anunciou recurso semelhante para dispositivos Android no último mês, a Apple promete a exibição de relatórios de uso toda vez que os apps tiverem acesso a dados privados do usuário, como álbum de fotos, lista de contato e microfones.

Outra alteração do iOS 15 é um serviço que oculta o tráfego de provedores de internet, muito parecido com a rede privada virtual (VPN). Ainda de acordo com a Apple, a nova tecnologia permite rotear o tráfego de internet por meio de servidores projetados para ocultar a identidade e a localização do usuário.

Os novos recursos de privacidade introduzidos pela Apple, como relatórios detalhados sobre essa questão, bloqueio de rastreamento de e-mail e Private Relay, devem prejudicar os negócios baseados em anúncios. Apesar de limitar severamente a maneira como muitas empresas rastreiam e monetizam os usuários, as atualizações garantem aos consumidores maior privacidade de dados.

“Na Apple, acreditamos que privacidade é um direito humano fundamental. Nós não temos a crença de que você precisa escolher entre ter grandes recursos ou sua privacidade. Acreditamos que você merece os dois”, destacou Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da marca, durante lançamento do iOS 15 na Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC), que, neste ano, foi virtual.

Share: