Onde estamos

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 680 - 1º andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP

Entre em contato

Fonte: Valor Econômico

IA | O uso da Inteligência Artificial pode auxiliar na resolução de grandes desafios da humanidade, como tratamento de doenças graves e mitigação de surtos pandêmicos, alterações climáticas e riscos financeiros. No entanto, é necessário que a tecnologia esteja revestida de segurança em relação aos direitos dos indivíduos.

Em artigo publicado no Valor Econômico, Rony Vainzof, sócio do Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados, explica que o uso da IA por empresas deve seguir os critérios de confiança para não afetar direitos e garantias fundamentais do ser humano. Para ele, quanto maior o risco do uso da IA sobre o ser humano, maior deverá ser o esforço de prevenção, responsabilização e prestação de contas pelos agentes responsáveis.

As organizações devem, portanto, implementar programa ético de desenvolvimento ou de utilização de sistemas de IA abarcando elementos essenciais de responsabilidade e conformidade com as normas gerais aplicáveis, sendo capazes de demonstrar a eficácia da tecnologia internamente ou perante terceiros.

Clique aqui para ler o artigo completo.

Share: