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Fonte: Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados

A Comissão Europeia vai investigar o Google para avaliar se há violação à lei de competição (antitruste) que vigora na União Europeia. A suspeita é que a Big Tech tem abusado do poder de mercado em publicidade digital, favorecendo a exibição de anúncios do próprio serviço de tecnologia.

De acordo com a Comissão, o Google coleta dados que são utilizados para a venda de conteúdo direcionado. A preocupação é que, com isso, a empresa tenha dificultado serviços on-line de rivais, impedindo a concorrência saudável de mercado. Por isso, serão analisadas suas políticas de rastreamento.

A investigação envolve, ainda, aspectos como a obrigação de usar os serviços do Google Display & Video 360 e Google Ads para comprar anúncios no YouTube. Há desconfiança também do novo serviço da empresa, o Sandbox, que irá proibir cookies de terceiros sob a justificativa de proteção de dados e da privacidade.

O Google já foi alvo de outras investigações na UE e teve de pagar multa superior a 1,35 bilhão de euros, com alterações nas regras de anúncio.

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