Fonte: InternetLab
Em novo relatório, o InternetLab apresenta os resultados de um estudo sobre a regulamentação do uso de dados pessoais em campanhas eleitorais na América Latina. Intitulado “Missing bridges: a comparative analysis of legal frameworks governing personal data in political campaigning in Latin America“, o projeto de pesquisa foi desenvolvido em parceria com a CYRILLA, a fim de mapear quadros jurídico-normativos e analisar o regime eleitoral e de proteção de dados de seis países latino-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Paraguai.
De acordo com o estudo, a garantia da proteção de dados pessoais no contexto eleitoral enfrenta três desafios principais.
1) Falta de coordenação por parte das autoridades eleitorais e de proteção de dados, fazendo com que nenhuma delas assuma a responsabilidade;
2) Independência das autoridades que carecem de autonomia do Executivo ou da política partidária;
3) informação sobre como dados pessoais são usados em campanhas eleitorais e qual o papel dos dados em campanhas digitais.
Para saber mais, acesse aqui a íntegra do relatório (em inglês).