Fonte: Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados
CIBERSEGURANÇA | O custo médio de um incidente de segurança é de US$ 4,24 milhões, sendo que 38% desse valor diz respeito às perdas de negócios, como queda de receitas em razão da interrupção dos serviços e consequente perda de clientes.
Os dados, divulgados na pesquisa Cost of a Data Breach 2021, da IBM, foram citados no artigo “Os desafios das ameaças cibernéticas para os conselhos de administração”, escrito por Rony Vainzof, sócio do Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados, e publicado na revista MIT Technology Review.
De acordo com ele, “os riscos empresariais são diretamente proporcionais à capacidade das organizações de mitigar as chances de êxito dos ataques (…), bem como à capacidade de responder aos incidentes, sejam eles acidentais ou praticados dolosamente pelo infrator”.
Vainzof também ressalta que esses riscos “precisam ser avaliados de acordo com o plano de continuidade do negócio e mitigados por meio de governança e programas de conformidade”. Ele destaca que legislações, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), determinam que as empresas devem conseguir demonstrar que estão preparadas para reagir a um incidente, por meio da adoção de medidas técnicas e administrativas para a proteção dos dados dos clientes.
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