Onde estamos

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 680 - 1º andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP

Entre em contato

Fonte: Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados

EXIGÊNCIA DO COMPROVANTE DE VACINAÇÃO | Muitas empresas têm se questionado sobre a possibilidade de solicitação dos dados relativos à vacinação de funcionários no retorno às atividades presenciais. Essa é uma opção viável?

A Portaria 620/2021, publicada pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), proíbe o empregador de exigir quaisquer documentos discriminatórios, especialmente o comprovante de vacinação. A medida foi alvo de Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs), já que, entre outros motivos, o Supremo Tribunal Federal (STF), durante o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 6.586, considerou ser “constitucional a obrigatoriedade de imunização por meio de vacina, que, registrada em órgão de vigilância sanitária, tenha sido incluída no Programa Nacional de Imunizações; tenha sua aplicação obrigatória determinada em lei; ou seja objeto de determinação da União, Estado, Distrito Federal ou Município, com base em consenso médico-científico”.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) emitiu nota técnica recomendando que as empresas continuem exigindo o comprovante de vacinação dos funcionários enquanto durar a pandemia da Covid-19.

Clique aqui e leia o report na íntegra.

Share: