Onde estamos

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 680 - 1º andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP

Entre em contato

Fonte: Olhar Digital

O Google entregou à polícia IPs de usuários que utilizaram o buscador para procurar por uma localização específica pouco antes de alguém incendiar o carro de uma das testemunhas do caso do ex-cantor R. Kelly, acusado de extorsão, abuso sexual, pornografia infantil, entre outros crimes.

Essas informações resultaram na prisão de Michael Williams, que é amigo de Kelly. Michael passou a ser considerado o responsável pelo incêndio criminoso. O advogado de Williams contesta a prisão por entender que o procedimento adotado violou os direitos do seu cliente.

Isso porque, na visão dele, o mandado de busca foi direcionado a qualquer pessoa que procurou determinados termos naquele contexto específico. Esse tipo de ação, ainda de acordo com o advogado, é geralmente direcionado a um grupo restrito de suspeitos.

Especialistas dizem que mandados com abrangência tão ampla como esse, incluindo os baseados em geolocalização, violam a Quarta Emenda à Constituição dos Estados Unidos. Essa emenda diz respeito à proteção contra buscas e apreensões arbitrárias.

Saiba mais aqui.

Share: