Onde estamos

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 680 - 1º andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP

Entre em contato

Fonte: Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados e Nexo Jornal

IA GENERATIVA NO MERCADO | Com recursos como DALL-E e ChatGPT, exemplos de inteligência artificial generativa, a IA finalmente ganha capacidade criativa para produzir conteúdo novo a partir de dados aprendidos. 

Em artigo para o Nexo Jornal, o sócio do Opice Blum Advogados Rony Vainzof desenha o cenário, presente e futuro, das aplicações da IA generativa, apontando um “impacto significativo em como vivemos e trabalhamos”. Entre os efeitos negativos, o artigo menciona como a IA pode produzir informações coerentes, mas falaciosas, porque são desenvolvidas a partir de bases não filtradas, não confiáveis ou incorretas. 

“Seria um ‘uso justo’ filtrar tipos específicos de conteúdo e desenvolver novos a partir deles sem sequer citar as fontes ou sem autorização do uso da imagem que serviu como base? Sob a perspectiva do mercado de trabalho, será que a IA generativa criará mais empregos do que automatiza?” Essas são apenas algumas das questões que Vainzof coloca, aconselhando que empresas identifiquem as áreas de seu negócio impactadas diretamente pela IA, a fim de implementar “uma sólida estrutura de governança” contra riscos legais e regulatórios, que podem ser previstos por especialistas.  

Leia aqui o artigo completo.

Share: