Onde estamos

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 680 - 1º andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP

Entre em contato

Fonte: Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados

INOVAÇÃO | Em live realizada no dia 19 de novembro, no YouTube, foram abordados os temas de destaque, como Quantum Technology, NFTs, Inteligência Artificial e metaverso, dos eventos “European Conference” e “Web Summit”, ambos ocorridos neste ano em Lisboa.

O chairman e sócio-fundador do Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados, Renato Opice Blum, que palestrou no painel “Novas formas de trabalhar, novos riscos cibernéticos” da European Conference, promovida pela ITechLaw, onde Opice Blum exerce a função de diretor, chamou a atenção para a relevância da Quantum Technology (ou Tecnologia Quântica). Ele citou como exemplo o fato de que computadores quânticos podem facilitar a descriptografia, o que aumenta a necessidade de adoção da criptografia quântica, redes de comunicação quântica e satélites de comunicação quântica.

Os princípios quânticos originam geração de computadores mais poderosa do que a de hoje em dia. Isso aumenta naturalmente o potencial de hacking. Por esse motivo, as empresas precisam desde já se preparar para esse risco cibernético, garantindo a proteção da sua rede diante do desenvolvimento da tecnologia.

A sócia Danielle Serafino, que esteve no Web Summit ao lado das gestoras da Startup.OBA, Marcella Costa e Gisele Karassawa, disse que o espaço dado pelo evento para as discussões sobre proteção de dados deixa claro que esse assunto não se trata de “um papo de advogados, mas um papo de negócios”.

“A grande tendência do Web Summit foi a questão da sustentabilidade baseada em três eixos: planet, people and profit”, disse Gisele. Para Marcella, “é possível amarrar essa questão da sustentabilidade nas vertentes dos negócios propriamente ditos”.

A live contou, ainda, com a moderação do sócio Rony Vainzof, que destacou a relevância crescente da Inteligência Artificial. “Precisamos falar sobre ética e governança de IA, com observância dos seus princípios, como segurança, transparência e explicabilidade”, observou.

Leia aqui o report.

Assista aqui à live.

Share: