Onde estamos

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 680 - 1º andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP

Entre em contato

Fonte: Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados.

Dados disponibilizados pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), por meio da Lei de Acesso à Informação, mostram que, entre março de 2020 e maio de 2021, foram registrados no Estado, ao menos, 395 boletins de ocorrência que tiveram como objeto crimes cometidos por meio de plataformas de videochamada, como Zoom, Google Meet/Hangouts, Teams e Skype.

Entre os casos que mais aparecem nos registros se destacam estelionato (99), invasão de dispositivo informático (36), injúria (24), ameaça (20), extorsão (18) e furto (18). Já quanto ao aplicativo utilizado pelos cibercriminosos, o favorito é o Zoom, com 211 menções em boletins de ocorrência, seguido por Skype (105), Google Meet (44), Teams (29) e Hangouts (6).

Somente a capital teve 41,2% dos crimes registrados em delegacias no período analisado, sendo os mais frequentes estelionato (49), furto (10) e invasão de dispositivo informático (9). Em segundo lugar, aparece o município de São Bernardo, com 19 registros, o que equivale a 4,8% do total, seguido de Sorocaba (16), Santo André (13) e Campinas (11).

Riscos de apps de reunião
Com a pandemia da Covid-19, muitas pessoas precisaram migrar para o digital, principalmente em questões relacionadas ao trabalho. As reuniões, antes presenciais, passaram a acontecer com a ajuda de plataformas de telecomunicação, como Zoom, Skype e Teams, utilizadas também para o ensino on-line das escolas e faculdades.

Os aplicativos, apesar de terem facilitado a vida das pessoas em meio à crise do novo coronavírus, apresentam vulnerabilidades. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados:

Evite expor detalhes pessoais
Os aplicativos possuem, em sua maioria, opções de mudança de plano de fundo ou distorção de background, o que ajuda a manter a privacidade.

Proteja as chamadas de vídeo com senhas de acesso
O ingresso de membros às chamadas de vídeo deve acontecer por meio de senhas. Além disso, é importante evitar acessar as chamadas de vídeo em redes wi-fi desprotegidas.

Leia as permissões dos aplicativos
Fique atento às permissões e suspeite sempre daquelas que parecerem invasivas. Apps falsos ou corrompidos podem servir de phishing para malwares perigosos.

Desativação de pop-up
Ao compartilhar a tela, é importante desativar as notificações de pop-up de e-mails e redes sociais.

Todos os apps de reunião têm pontos positivos e negativos, assim como todo e qualquer acesso à web. No entanto, com os devidos cuidados, é possível se proteger de ataques indesejáveis, que colocam em risco a privacidade.

Share: