Onde estamos

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 680 - 1º andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP

Entre em contato

Fonte: CNN

Enquanto países em todo o mundo combatem a disseminação do coronavírus, vários governos estão usando a tecnologia para monitorar as quarentenas – particularmente, de pessoas que chegam do exterior.

Israel, por exemplo, aprovou o uso da tecnologia de rastreamento de celulares para monitorar pacientes com suspeita de Covid-19 – uma opção normalmente usada apenas para combater o terrorismo. Já a Tailândia está dando a todos os recém-chegados aos aeroportos do país um cartão SIM gratuito, que associado a um aplicativo permite o rastreamento da localização dessas pessoas por 14 dias.

No entanto, há preocupações de que medidas de rastreamento para conter a pandemia possam abrir caminho para uma maior vigilância governamental. Políticos da oposição em Israel e especialistas constitucionais criticaram as medidas de rastreamento, não apenas pela invasão da privacidade, mas também pela falta de supervisão parlamentar para pressioná-las.

A urgência de combater o coronavírus pode abrir uma nova frente no longo debate global sobre privacidade e segurança. No decorrer dos anos, alguns governos confiaram em práticas controversas, como o reconhecimento facial e a coleta de dados telefônicos para proteger os cidadãos, potencialmente à custa de sua privacidade pessoal.

Clique aqui e leia o artigo completo.

Share: