Onde estamos

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 680 - 1º andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP

Entre em contato

Fonte: Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados

Em 2020, 23% das ocorrências reportadas à empresa 99 envolveram denúncias de assédios contra mulheres e, para tentar combater o problema, a companhia conta com um sistema de Inteligência Artificial que já conseguiu reduzir em 13% os casos de assédio, entre julho do ano passado e o mesmo período de 2021.

O avanço só foi possível graças aos sistemas Pítia, Atena e Ártemis, desenvolvidos com IA para proteger as mulheres/passageiras, grupo que representa cerca de 60% dos clientes da empresa. De acordo com matéria da Tilt, do portal Uol, a cada semana, a 99 consegue banir 730 pessoas que cometeram algum tipo de assédio durante viagens em todo o país.

A 99 afirmou que os três sistemas de Inteligência Artificial agem em conjunto antes, durante e após as corridas, identificando as usuárias em situações de risco, permitindo a realização de denúncias, que serão analisadas pela plataforma e podem levar à expulsão ou ao bloqueio dos agressores.

A IA age da seguinte forma: quando uma passageira entra no carro, logo são identificados fatores de vulnerabilidade, como viagens noturnas e trajetos mais perigosos. Ao mesmo tempo, as tecnologias verificam quais motoristas estão próximos ao local da solicitação, atribuindo pontuação a eles com base em gênero, nota na plataforma e registro de reclamações anteriores.

A partir da coleta dessas informações, a Pítia direciona a chamada da usuária em situação de vulnerabilidade a uma motorista mulher ou para o condutor com melhor pontuação. Ao mesmo tempo, Athena dispara mensagens de conscientização, a exemplo de textos sobre a importância de manter o profissionalismo e o respeito durante as corridas. Por fim, a Ártemis rastreia os comentários deixados sobre os motoristas, com o objetivo de identificar automaticamente palavras e contextos que estejam relacionados a assédios.

Share: