Onde estamos

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 680 - 1º andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP

Entre em contato

FONTE: Portal da Privacidade

Oito mil profissionais participaram hoje do II Preview On-line do Congresso de Direito Digital, Tecnologia e Proteção de Dados, promovido pela Opice Blum Academy, com participação de todos os sócios do Opice Blum. Ao todo, foram 26 palestrantes e 11 palestras em uma jornada de reflexões em diferentes frentes.

Para abrir a programação, Michal Birnhack, da Universidade de Tel Aviv, falou sobre Privacidade em tempos de crise.

Na sequência, nosso sócio Rony Vainzof moderou o painel “E-ciber: proteção de dados e combate aos crimes cibernéticos – medidas preventivas e repressivas”, com contribuições de Arthur Pereira Sabbat, Melissa Garcia Blagitz de Abreu e Silva, Fernando Antonio Tasso. Ao longo da discussão trataram da prevenção e repressão de ilícitos cibernéticos, bem como da necessidade de as organizações elevarem o nível de maturidade em termos de segurança cibernética.

O keynote speaker Patrick Penninckx, do Council of Europe, falou sobre as diretrizes emitidas pelo órgão durante a atual crise sanitária. Estas se baseiam na proteção dos Direitos Humanos, Democracia e Estado de Direito.

Já Bojana Bellamy trouxe para a discussão a importância da nova autoridade de proteção de dados e das melhores práticas para um envolvimento eficaz e construtivo dos regulares com as entidades reguladas

Na palestra intitulada “Fake News, liberdade de expressão e responsabilidade dos intermediários”, nosso sócio e chairman Renato Opice Blum recebeu Milton Jung e Ivana David. Entre os temas discutidos, estão a criminalização das fake news e o papel das agências de fact checking no combate à desinformação. Para complementar o painel, o deputado federal Felipe Rigoni falou sobre o processo de construção do PL das Fake News.

No painel “Bancário Digital: Bank as a service, Open Banking, Fintechs e meios de pagamento”, nosso sócio Caio Lima recebeu Otávio Ribeiro Damaso, Thaís Cíntia Cárnio para falar das tendências do setor.

Inovações no direito foi o assunto do painel moderado pelo sócio Marcos Bruno, que contou com a participação da também sócia Danielle Serafino e da especialista em inovações e estratégias disruptivas Monica Magalhães. Eles falaram do Design Thinking e Visual Law como novas formas de se pensar a prática jurídica, reforçando o foco no usuário como destinatário dos serviços e documentos jurídicos.

A Inteligência Artificial foi abordada no painel moderado pelo jornalista Carlos Aros, que contou com a participação da nossa sócia Juliana Abrusio e Cedric Laurant. Segundo eles, a IA deve ser regulamentada para que não haja apenas diretrizes éticas e pouco efetivas.

Humberto Ortiz moderou o painel de “M&A – Fusões e aquisições na era digital”, com participação de Henrique Fabretti e Deborah Oliveira Moterani. Eles reforçaram a importância de empresas envolvidas nesse tipo de operações conduzirem due diligence prévias, inclusive sobre proteção de dados.

Para fechar o dia, nossa sócia Camilla Jimene debateu sobre “Smartcontracts, criptomoeda e evidências digitais” com Renata Baião e Vanessa Jimenez. Entre outros temas, falaram dos benefícios do uso dessas inovações como provas processuais.

Share: