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Fonte: Globo.com

O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, disse nesta sexta-feira (6) que a rede social vai exigir a confirmação de identidade e localização dos anunciantes que fizerem publicações políticas.

Trata-se de uma nova medida para remediar o dano à imagem do Facebook provocado pelo escândalo envolvendo o vazamento de dados de usuários pela consultoria de marketing político Cambridge Analytica, que pode ter afetado 87 milhões de pessoas.

Ele disse que uma das prioridades do Facebook é “garantir o discurso positivo e impedir a interferência nas eleições”, lembrando que países importantes como Brasil, EUA, México, Índia e Paquistão terá eleições em 2018.

Zuckerberg anunciou as seguintes mudanças para aprimorar o Facebook antes das eleições:

  • Verificação de anunciantes políticos: todos os anunciantes terão de confirmar identidade e localização, do contrário serão proibidos de anunciar na plataforma.
  • identificação de anunciantes: eles terão que se identificar como anunciantes (e não usuários comuns) e mostrar quem pagou pelo anúncio;
  • nova ferramenta de transparência: sistema mostrará todos os anúncios políticos que uma página executa e também criará um arquivo de anúncios políticos;
  • verificação de grandes contas: segundo o Facebook, “isso tornará muito mais difícil para as pessoas executarem páginas usando contas falsas ou para crescerem viralmente e disseminarem informações erradas ou conteúdo polêmico dessa maneira.

O Facebook disse que contratará “milhares de pessoas” para fazer as verificações. “Estamos comprometidos em fazer isso a tempo para os meses críticos antes das eleições de 2018”, disse Zuckerberg.

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