Onde estamos

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 680 - 1º andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP

Entre em contato

Fonte: Forbes

Em 2021, a tendência de trabalhar em casa vai permanecer, e a cibersegurança continuará a ser um desafio. De acordo com a Ventures Cybersecurity, a estimativa é que o cibercrime custará ao mundo 6 trilhões de dólares em 2021. Ainda segundo a Ventures, neste ano, uma empresa será vítima de ataque ransomware a cada 11 segundos.

Orientações para se proteger em 2021

1) Aprenda

Tudo começa com uma perspectiva de gestão de risco. Para isso, vale a pena consultar diversas fontes de informação, como as reportagens escritas por veículos de comunicação. Também é recomendado acionar a rede de contatos, para conversar com quem entende.

2) Crie uma estrutura de cibersegurança

Explore estruturas como NIST e MITRE ATT&CK®, que oferecem orientação sobre organização técnica e programas de resposta que identificam e sugerem meios para mitigar lacunas para ameaças cibernéticas. Nesse processo, é necessário aprender lições e se atualizar a todo momento, para responder às novas ameaças, incluindo a reação adequada a um incidente de segurança, como vazamento de dados.

3) Verifique seu padrão de segurança

Você tem senhas fortes e autenticação multifatorial? Suas informações centrais estão protegidas por backup? Você usa um WIFI seguro? Não deixe também de atualizar seu antivírus todos os dias.

4) Esteja preparado para responder às ameaças da Internet das Coisas (IoT)

Cada dispositivo IoT representa uma possibilidade de ataque, que pode resultar no acesso aos seus dados pelos hackers. Relatório da Comcast descobriu que 104 ameaças por mês em média atingem as famílias. A orientação é alterar a senha padrão dos dispositivos IoT disponíveis na rede.

Leia mais aqui.

Share: